31.7.05

Em mil gerações

Senhor, Senhor Deus compassivo, clemente e longânimo e grande em misericórdia e fidelidade; que guarda a misericórdia em mil gerações, que perdoa a iniqüidade, a transgressão e o pecado, ainda que não inocenta o culpado, e visita a iniqüidade dos pais nos filhos e nos filhos dos filhos, até à terceira e quarta geração!
Êxodo 34. 6 – 7

Minha reflexão hoje é muito mais um testemunho acerca do que vivi nesses dois dias no seio de minha família em Recife. Aliás, é um testemunho acerca da fidelidade da promessa e do cuidado do Senhor.
Fui ontem até Recife, voltando agora há pouco, a fim de celebrar os oitenta anos de minha tia paterna Honorina. Festa bonita, a iniciar da reunião da família. Minha tia, certamente, é aquela árvore plantada junto a ribeiros, que dá o seu fruto sempre. Dentre seus filhos, netos e bisnetos, encontramos pastores, missionários. No Brasil, na Espanha e nos Estados Unidos. Todos se reuniram este fim de semana em Recife.
O momento mais marcante para mim foi o almoço deste domingo em uma chácara alugada em Aldeia, próximo a Recife. Antes de servirmos a refeição, Ana Maria, filha de minha tia, conduziu um momento devocional. De início, aquele enorme grupo com mais de sessenta primos, irmãos, parentes, cantou, qual um enorme coral, “Justo és Senhor”, hino do Cantor Cristão. Vozes divididas, celebração de coração íntegro. De repente me dei conta da emoção do momento. Aqueles todos, ramos da mesma família, com histórias diferentes e caminhos diferentes, serviam ao mesmo Deus. Estávamos ali muito mais como irmãos no sangue de Cristo. Mesmo primos que nunca haviam se visto partilhavam da mesma fé.
Fiquei pensando em mim, cuja trajetória de vida é completamente diversa do resto da família. Ainda assim, em um momento na minha história o Senhor manifestou a Sua eleição em minha vida. E estava ali, cantando ao Senhor com meus parentes. Com coração unânime. De repente, emocionado, pude perceber que vários de meus primos e tios choravam. Não é fácil deixar de se emocionar quando se percebe a fidelidade do Senhor sobre Suas Promessas.
Senhor, Senhor Deus compassivo, clemente e longânimo e grande em misericórdia e fidelidade; que guarda a misericórdia em mil gerações. O Senhor guarda a misericórdia em mil gerações! Nesta tarde, fiquei pensando sobre essa fidelidade que alcançou esta família. O Senhor honrou sua promessa de misericórdia sobre meus avós e seus muitos descendentes.
A história, segundo me contaram, começou com um filho de um primeiro casamento de meu avô, o tio Olimpio. Desde os anos 30 ninguém tem qualquer notícia dele. Mas, antes de desaparecer, ele evangelizou meus parentes, enviando Bíblias e folhetos pelo correio. A graça de Deus alcançou, dessa forma, a minha família.
Creio na fidelidade da Palavra. E tive prova disso hoje. Estavam ali cinco gerações de servos do Senhor em ramos diversos da mesma família. Desde a minha tia-avó Neném, até o bisneto de minha tio Honorina, o espanholzinho Juan Marcos. Todos podendo agradecer a justiça do Senhor:
Justo és, Senhor, nos teus santos caminhos;
És digno em todas as tuas obras.
Eis, perto estás de todos os que te invocam,
De todos que te invocam em verdade.
Aleluia! Aleluia!

O Senhor tem promessa de bênção sem medida sobre as famílias da terra. Como o crente Abraão, cada uma de nossas famílias pode usufruir das riquezas das bênçãos que o Senhor longânimo e misericordioso quer derramar em Cristo Jesus.

Nenhum comentário: