24.9.05

Nome novo

E a cada um deles darei uma pedra branca, na qual está escrito um nome novo que ninguém conhece, a não ser quem o recebe.
Apocalipse 2. 17.

Esta semana meu nome esteve no centro do noticiário da crise política brasileira. Foi inevitável ouvir piadas com o fato de que um homônimo, chamado nas CPIs de possivelmente o maior corruptor da história republicana brasileira, estava prestando depoimento na quarta-feira. Brincando, comecei a dizer que ia mudar meu nome. Todas as vezes que o banqueiro Daniel Dantas apareceu na tevê, eu fui vítima de brincadeira ou fiz alguma piada.
A presença na mídia de meu homônimo desonesto me fez pensar sobre a questão do nome e de sua exclusividade. Pouco importa se minha mãe sempre soube que me daria o nome de Daniel e que, portanto, desde o início de minha história sou Daniel Dantas; não sou exclusivo. Pouco importa porque sempre convivi com homônimos a me mostrar que meu nome não é exclusivo. Além do banqueiro, famoso atualmente, ainda tem um ator de novelas que se chama Daniel Dantas. Para piorar a minha impressão de como meu nome é comum, um vizinho meu também se chama Daniel Dantas.
Os nossos nomes podem ser comuns. Podemos nos sentir mais um no meio de tantos nomes que se perdem no meio da multidão. Os nossos nomes podem nos fazer nos sentir pequenos porque não têm nada de especial. Mas, diante de Deus, isso não pode ser verdade. Deus tem um nome especial para mim e para você, para todo aquele que crer e vencer na sua fé: E a cada um deles darei uma pedra branca, na qual está escrito um nome novo que ninguém conhece, a não ser quem o recebe.
Aqui, sou mais um dos Daniéis Dantas, vítima de piadas por causa de meu homônimo famoso. Porém eu tenho um nome novo. O meu novo nome me diz quem é o meu Dono. Ele, o meu Dono, me nomeia, porque somente os proprietários, os donos, têm autoridade de dar nomes. Ele é o meu Dono, me põe sob o Seu senhorio. O meu novo nome diz que o Senhor Deus, e só Ele, é o meu Dono. Ele conduz a minha vida.
Ninguém pode me tocar ou fazer mal sem antes ter de passar por cima, ou ser permitido, pelo meu Dono. Ninguém pode enfrentar o Deus a quem pertenço. Ele me protege. Ele me guarda. Ele me defende. Ele me oculta, sob Suas asas, do assédio de todos os meus adversários. Ele, o meu Dono, o meu Proprietário, o único que pode me dar um nome, é a minha Rocha, Fortaleza, Socorro, Abrigo: Deus é o nosso Refúgio e a nossa Força, Socorro que não falta em tempos de aflição. (...) O Senhor Todo-Poderoso está do nosso lado; o Deus de Jacó é nosso Refúgio (Sl. 46. 1 e 7). O Deus a quem pertenço guarda a minha vida.
Deus nos dá um nome novo porque é o nosso Dono. Nós somos o Seu povo, Sua propriedade peculiar entre toda humanidade (1 Pe. 2. 9). É algo assim que diz uma das profecias de Balaão em favor de Israel: Deus tirou os israelitas do Egito e luta por eles como um touro selvagem (Nm. 24. 8). Se o Senhor nos promete um novo nome, se Ele assim se afirma como o nosso Dono, podemos crer que Ele entra na briga em nosso favor, em todo o tempo, como um bravo touro selvagem! Que coisa mais fantástica é imaginar que o Deus do Universo, Senhor de todas as coisas, opta por entrar em um nível de relação assim comigo e com você! Ele escolheu nos amar, nos escolher para sermos dEle, dar-nos novos nomes, brigar por nós como um animal selvagem.
Poderia ficar preocupado de verdade por ter o mesmo nome do banqueiro corrupto da Bahia. Poderia me angustiar porque o meu nome testemunha que sou mais um no meio da multidão – quantos Daniéis Dantas eu conheço! Mas não faz sentido me abater porque o Senhor Jesus tem um nome novo reservado para mim. Nome que Ele, como meu Senhor, escolheu para manifestar que só Ele pode me nomear, porque só Ele é quem manda na minha vida. E, por isso, Ele me protege: porque eu pertenço a Ele.
Nada disso é fruto de qualquer virtude do homem, mas unicamente é assim por causa do grande amor de Deus em Jesus. É a graça de Deus que nos faz pertencer a Ele. O mérito é todo dEle e nenhum nosso: Pois pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé. Isso não vem de vocês, mas é um presente dado por Deus. A salvação não é o resultado dos esforços de vocês; portanto, ninguém pode se orgulhar de tê-la (Ef. 2. 8 – 9).
Você também pode experimentar a bênção manifesta no novo nome, na ação da graça de Deus em fazer de você propriedade exclusiva dEle. Ainda que você não se sinta muito especial, ainda que você se veja muito comum, como mais um na multidão, Deus tem um novo nome para você. Ele é o seu Dono. Ele guarda a sua vida. Ele cuida de você.

Um comentário:

Anônimo disse...

Next-Generation Blogging Platform Previews
Bill Dyszel While no one fears a Weblogging shortage any time soon, a new platform will tempt even more uninitiated civilians to enter the blogosphere when Six Apart releases its public beta of Project Comet in ...
You can never get enough information regarding promote and other internet marketing techniques.