27.10.05

Constante busca

Todos terão fome e sede de ouvir a mensagem de Deus, o Senhor
Amós 8. 11

Vivemos em constante busca. Faz parte da natureza do ser humano, aparentemente, traçar alvos e objetivos e lutar a fim de alcançá-los. Somos seres que caçam e buscam, desde os primórdios, que desejam o sucesso e a realização pessoal.
E é essa busca que nos impulsiona um sentimento religioso. Percebemos facilmente os limites de nossos anseios. Por mais que queiramos ultrapassar, não podemos superar as barreiras de tempo e espaço. Mesmo que com invenções cada vez mais engenhosas tenhamos, ao passar das eras, encurtado distâncias e tempos – seja ao voar em um Concorde, seja ao assistir à CNN na tevê, seja ao manter um bate-papo com um amigo do outro lado do mundo – a extensão de nossos limites só nos tem conduzido a entender que eles são mais firmes e instransponíveis, ainda que mais distantes. Quando mais estendemos, como seres humanos, a nossa esfera de ação, mais nos apercebemos de nossa pequenez e limitações.
A nossa principal limitação é a própria vida. A luta do homem sempre pode ser traduzida por uma busca de imortalidade, a tentativa de estender sua existência ilimitadamente na superfície da terra. Se no início do século passado a maior parte das pessoas mal superava os trinta ou quarenta anos de idade, o avanço tecnológico e as melhorias das condições de vida nos fazem perceber que, atualmente, morre jovem quem morre com menos de 60 anos. Ainda assim, há um limite que nos angustia. Não conseguimos vencer a morte.
Somos seres limitados no tempo e no espaço. Por isso, somos seres em busca. Todos terão fome e sede de ouvir a mensagem de Deus, o Senhor. Parece que está na nossa programação o entendimento que só há uma forma de superar os nossos limites, em especial aquele imposto pela limitação da nossa vida, a morte. Parece que, como seres criados por Deus, percebemos fácil que a fonte de uma vida plena e ilimitada em tempos ou espaços é a relação pessoal com Deus, por meio de Sua Palavra. Deus põe no coração de todos, mesmo que alguns não a deixem aflorar, uma fome tremenda por ouvir a Sua mensagem. É essa Palavra que pode nos trazer a vida.
A Palavra da Vida não pode ser, então, desprezada ou questionada por quem quer que seja. Ela é, verdadeiramente, o alvo final de nossas buscas. Ele, que é o próprio Deus revelado em Jesus (Jo.1. 1), é a resposta absoluta a todos os nossos anseios. A única coisa que realmente nos alimenta e que verdadeiramente necessitamos. Precisamos da Palavra de Deus, ser alimentados por ela, ouvirmos e pormos em prática. Se há uma chance de uma vida sem limites, e não apenas com os limites estendidos, é por meio dessa Palavra da Vida.
Por isso, alimente a sua fome por mais de Deus. Corra em busca de sua insaciável sede. Quanto mais de Deus você experimentar, mais você perceberá que há a ser experimentado. Mesmo que dentro do seu peito e em sua consciência tudo pareça confuso, não abandone a sua constante busca. Somente ela e a Palavra da Vida achada têm poder para dirimir suas dúvidas e acalmar o tumulto de Sua consciência.
Todos terão fome e sede de ouvir a mensagem de Deus, o Senhor. Parece que queremos muitas coisas diversas. Parece que temos diferentes formas de fome e sede. Mas todas elas se resumem à nossa carência e necessidade de ouvir e se saciar – o que redunda em mais fome e sede – a Palavra da Vida do Senhor.
Por isso, não temos razão para rejeitá-la. A Palavra da Vida do Senhor pode não ser prazer às vezes, mas é sinal de que somos, ainda, Seus filhos e alvos dos Seus cuidados. Quando somos corrigidos, isso no momento nos parece motivo de tristeza e não de alegria. Porém, mais tarde, os que foram corrigidos recebem como recompensa uma vida correta e de paz (Hb. 12. 11). Nenhum motivo é justo para desistirmos de nossa busca por mais do Senhor e de Sua Palavra. Ainda que seja uma aparente rejeição ou uma palavra dura de disciplina e correção. Ainda assim, são Palavras de vida e virar-lhes às costas é optar pelo caminho limitado. O caminho de morte e desesperança. De uma sede que jamais poderá ser saciada e nos conduzirá à morte. O caminho da vida é a busca por mais da Palavra de Deus, mesmo que ela não seja sempre agradável a mim e a você.

Nenhum comentário: