5.3.05

Quem é este?

Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?

Marcos 4. 41.

Quem é Jesus? Acredito que esta seja uma das perguntas mais importantes que o ser humano pode fazer nos dias atuais. No meio da nossa complexidade cultural e religiosa, cada um tem uma opinião acerca de quem é Jesus. Para uns, Ele nem sequer existiu. Os que acreditam que Ele tenha existido se dividem entre os que atribuem algum significado religioso à sua vida e aqueles que O vêem apenas como um líder político, morto pelos poderosos por causa de suas idéias revolucionárias. Entre os religiosos, espíritas vão acreditar que Ele era um espírito superior, os muçulmanos e os judeus, um grande profeta. Os cristãos vão afirmar com Pedro que Ele o Cristo, o Filho do Deus vivo. Mas essas posições não são tão importantes quanto aquela que cada um de nós precisa tomar, pessoalmente. A pergunta decisiva é Quem é Jesus para você?

Jesus dorme no barco, descansando. Um vendaval está a ponto de naufragar o barco. Os discípulos, já irritados com indolência do Senhor, O acordam: Não te importa que pereçamos? Vamos morrer aqui e o Senhor nem liga? Eram homens que já andavam com Jesus há algum tempo. Já tinham visto milagres, já tinham ouvido a pregação de Jesus. Mas parecem que ainda não tinham entendido quem era Ele. O barco está afundando e eles se irritam com o Mestre. Que se levanta, dá ordem ao vento e ao mar, e se faz bonança.

Agora sim, parece que a ficha está caindo. Agora os discípulos põem a mão na consciência e se questionam sobre Quem é Jesus. Agora eles percebem a importância de terem uma resposta pessoal a essa pergunta. Quem é Jesus para você? Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?

O livro de Marcos gira até o capitulo 8, quando Pedro faz a sua confissão (Tu és o Cristo – 8. 29), em torno de uma coisa que os especialistas chamaram de segredo messiânico. Jesus esconde Sua identidade o máximo que pode. E, até por causa disso, repete-se inúmeras vezes a pergunta sobre quem é Ele. Quem é este? Essa repetição me conduz a refletir sobre quem é Jesus para nós. Quem é Jesus para mim?

Para mim, Jesus é, em primeiro lugar, alguém que não dá todas as respostas. Pode soar estranho e até herético, mas eu acredito nisso. Não é que Ele não tenha, mas Ele não dá todas as respostas. Lembre da história da mulher siro-fenícia correndo atrás dele, pedindo que curasse sua filha, mas Jesus não lhe respondia (Mt. 15. 23). Ao contrário de algumas religiões que existem por aí, como o espiritismo, que tenta dar resposta a todos os questionamentos do homem, Jesus não dá todas as respostas. Muitas vezes, Sua resposta é o silêncio. Em alguns momentos, as palavras não resolvem e só resta o gesto amoroso de Jesus na cruz como resposta. Mas, enfim, Jesus não dá as respostas.

Depois, Jesus é alguém que não resolve todos os problemas. As religiões da prosperidade afirmam por aí que em tal ou tal culto, com este ou aquele ritual, Jesus vai fazer o milagre na vida das pessoas. Como se Jesus resolvesse todos os problemas a partir do instante que a pessoa se torna cristão.

Se prometeram a você, ao vir a Jesus, a solução de todos os problemas, ou que você não teria mais problemas nem enfermidades, você certamente se frustrou. Você veio a Jesus, mas continua cheio de problemas. Nos seus dias na Palestina, Jesus não resolveu os problemas de todos: não curou todos os doentes, não ressuscitou todos os mortos. Ele não promete resolver todos os problemas, mas sim que vai estar conosco, enquanto os enfrentarmos.

É por isso que eu creio que Jesus é alguém que traz toda a esperança. Posso não ter todas as respostas. Posso não ver solucionados todos os meus problemas. Mas sei que posso ter toda a esperança porque Jesus está comigo. Mesmo que eu não entenda as coisas que acontecem à minha volta, Ele está comigo e me dá toda esperança.

Tenho esperança naquela Cruz que revela o Seu amor por mim. Tenho esperança que no final eu serei mais que vencedor. Tenho esperança que, em um dia e uma hora que ninguém sabe, Ele virá reinar com o Seu povo. Quem é Jesus para mim? Jesus é toda esperança.

Nenhum comentário: