20.8.05

Até o fim

Mas quem ficar firme até o fim será salvo.
Mateus 24. 13

A seqüência final de Coração Valente, com Mel Gibson, é bastante conhecida. O seu personagem, após haver sido traído, é entregue para os soberanos ingleses a fim de ser flagelado e morto. É terrível o martírio ao qual é submetido. Em determinado momento, oferecem a ele uma proposta de misericórdia: ele afirmaria a soberania dos ingleses em troca de uma morte mais rápida. Proposta recusada, a cena insinua a estripação do personagem. Uma morte brava, heróica e corajosa. Ele resistiu, não negou seus ideais até o fim.
Essa história pode servir de estímulo a cada um de nós em nossas lutas diárias. Afinal, uma das promessas condicionais mais repetidas em todo o Novo Testamento se dirige àqueles que conseguirem permanecer firmes em toda circunstância, até o fim de tudo. Mesmo que isso represente a própria morte. Mas quem ficar firme até o fim será salvo.
Jesus é o nosso maior exemplo desse processo. Ele foi alguém que resistiu a todas as circunstâncias que lhe foram contrárias. E resistiu bravamente, até o fim, até a morte. Isso não significa, é até óbvio, que é uma tarefa fácil. Na véspera de Sua morte, Jesus se angustia e se entristece ao ponto de desesperar da própria vida. Ele quer desistir: A tristeza que estou sentindo é tão grande, que é capaz de me matar. (...) Meu Pai, se é possível, afasta de mim este cálice de sofrimento! (Mt. 26. 38 – 39). Mas, apesar de estar sendo pressionado ao ponto de querer desistir, Ele permaneceu firme, submisso à vontade do Pai: Porém não seja feito o que eu quero, mas o que tu queres (Mt. 26. 39). Por mais difícil que fosse resistir, Jesus resistiu porque se colocava submisso, em primeiro lugar, à vontade de Deus.
Se foi difícil para Jesus, você deve estar pensando, avalie a nossa dificuldade em resistir no nosso posto até o fim. Certamente as lutas são terríveis. Certamente a vontade de desistir é enorme. Certamente as tentações para que paremos são grandes. Mas fomos chamados a resistir, submissos à vontade de Deus. É Ele, Deus, quem conduz o processo: Mas, por causa do povo que Deus escolheu para salvar, esse tempo será diminuído (Mt. 24. 22). Devemos nos pôr na presença dEle, rendidos a Ele, firmes em nossos postos, cientes de que o Deus que conduz o processo, por fim vai trazer a vitória.
Lembre, por outro lado, que essa é uma promessa condicional. E que se repete nesta forma diversas vezes no texto bíblico. Cada vez que você pensar em ceder nas suas lutas, lembre que Deus está conduzindo o processo, que Ele tem uma promessa, mas condicional. Por isso não desista. Mas quem ficar firme até o fim será salvo.
Essa promessa reaparece de algumas maneiras no livro do Apocalipse, sempre na forma condicional. É preciso que ajamos para que ela se cumpra. É o que o Espírito diz às igrejas (Ap. 2. 7, 11, 17, 29; 3. 6, 13, 22). Quais as promessas reservadas aos que conseguirem resistir até o fim da luta? Aos que conseguirem a vitória eu darei o direito de comerem da fruta da árvore da vida, que cresce no jardim de Deus (Ap. 2. 7). Aqueles que conseguirem a vitória não sofrerão o castigo da segunda morte (Ap. 2. 11). Aos que conseguirem a vitória eu darei do maná escondido. E a cada um deles darei uma pedra branca, na qual está escrito um nome novo que ninguém conhece, a não ser quem o recebe (Ap. 2. 17). Aos que conseguirem a vitória e continuarem a fazer até o fim a minha vontade eu darei a mesma autoridade que recebi do meu Pai: autoridade sobre as nações para governá-las com uma barra de ferro e quebrá-las em pedaços como se fossem potes de barro. Eu lhes darei a Estrela da Manhã (Ap. 2. 26-28). Aqueles que conseguirem a vitória serão vestidos de branco, e eu não tirarei o nome dessas pessoas do Livro da Vida. Eu declararei abertamente, na presença do meu Pai e dos seus anjos, que elas pertencem a Mim (Ap. 3. 5). A pessoa que conseguir a vitória, eu farei com que ela seja uma coluna no templo do meu Deus, e essa pessoa nunca mais sairá dali. E escreverei nela o nome do meu Deus e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que virá do céu, da parte do meu Deus. E também escreverei nela o meu novo nome (Ap. 3. 12). Aos que conseguirem a vitória eu darei o direito de se sentarem ao lado do meu trono, assim como eu consegui a vitória e agora estou sentando ao lado do trono do meu Pai (Ap. 3. 21).
Pode ser que não consigamos constatar ou entender a dimensão de nossa luta atual. Pode ser que não entendamos o que será conseqüência do resultado dela. Mas podemos estar certos de que há vitória e bênção sem medidas para aqueles que se puserem em seus postos e resistirem até o fim. Podemos entender, também, que quanto maior a vitória, quanto maiores as bênçãos reservadas, quanto maior o livramento no futuro, mais intensa será a luta no presente. Mais forte a tentação para desistir. Por isso, mais devemos nos achegar ao Pai, solicitando Sua graça, Sua força, Seu poder e Seu Espírito para conseguirmos permanecer firmes até o fim. Mas quem ficar firme até o fim será salvo.

3 comentários:

Anônimo disse...

Fruta vida is an amazing drink that is now widely available in the USA and Canada showing remarkable abilities to assist the cure of natural ailments such as diabetes and many other every day illness's. Just read the testimonial from takers of this drink and the specialist's opinions will speak for themselves - try it! www.fruitavida.biz

Anônimo disse...

Fruta vida is an amazing drink that is now widely available in the USA and Canada showing remarkable abilities to assist the cure of natural ailments such as diabetes and many other every day illness's. Just read the testimonial from takers of this drink and the specialist's opinions will speak for themselves - try it! www.fruitavida.biz

Anônimo disse...

www.fruitavida.biz the one true health drink from the Amazon that is full of nature's natural benefits.