9.9.05

No meu lugar

O que vou fazer não é por amor de vocês, israelitas, mas por amor do meu santo nome, que vocês profanaram em todas as nações para onde foram.
Ezequiel 36. 22

Nos últimos dias eu diria que Deus está me pondo em meu lugar. É como se a cada dia Ele precisasse me fazer ver como as coisas são de verdade na minha relação com Ele. É como se eu precisasse, cada manhã, me aperceber, de novo, de quem é o Senhor e do porquê eu posso andar com Ele. A cada dia, Deus tem sido misericordioso em me mostrar e abater meu orgulho.
É isso que faz comigo esse texto de Ezequiel. Deus coloca para o povo todas as coisas em seus devidos lugares. Expõe as prioridades que têm as coisas quando dizem respeito a Ele. O que vou fazer não é por amor de vocês, israelitas, mas por amor do meu santo nome, que vocês profanaram em todas as nações para onde foram. O povo no exílio está recebendo a promessa de que serão restaurados. Mas Deus precisa lhes dizer que o motivo dessa restauração não é nada de especial que o povo tenha, nem mesmo Deus vai fazer isso motivado pelo Seu enorme amor por Israel. Acima de tudo, sempre, está o nome do Senhor. É por amor do Seu próprio nome, que tem sido envergonhado por Israel, é por amor desse Nome que Deus vai agir para libertar e restaurar o povo.
Gosto de pensar nisso. Mais que isso: preciso pensar nisso por causa do orgulho de meu coração. Deus age, acima de qualquer coisa, para honrar, exaltar e glorificar o Seu próprio nome. A coisa mais importante, na escala de valores de Deus, é a Sua reputação, o Seu nome, o Seu poder. Se qualquer coisa se coloca como um risco de se envergonhar o nome do Senhor, ou se qualquer coisa se coloca em posição de quem quer roubar a glória que é devida unicamente a esse nome, Deus glorificará o Seu nome. Mais importante do que amor de Deus por nós está a glória do Seu nome.
Por isso, não podemos usar o amor de Deus como fuga para nossos atos. Muitas vezes nós, com nossos corações não convertidos, agimos segundo seus próprios interesses, cometemos os piores pecados, e corremos nos sentindo seguros porque acreditamos que, o amor de Deus por nós não tendo fim, estamos seguros. Sentimo-nos protegidos por uma promessa que Deus jamais fez. Porque do Gênesis ao Apocalipse, Deus se revela como um Deus que não divide Sua glória com ninguém e que tudo faz para que o Seu nome seja glorificado. Logo, o amor de Deus por nós nunca será desculpa para ações que envergonhem e desonrem o nome do Senhor. Ele vai agir sempre para a glória do Seu nome.
Por outro lado, Ele cuida do Seu povo por amor do Seu nome. Se estamos guardados, é porque temos o nome do Senhor em nós. Somos conhecidos pelo Seu nome. E Sua graça infindável nunca desiste daqueles que se chamam por Seu nome. Por isso, Deus vem ao Seu povo no exílio para libertá-lo. Ele vem para livrar o Seu povo que leva o Seu nome para que esse nome não seja mais envergonhado. E vem mudar esse povo com Seu poder. Vai converter os seus corações endurecidos e pecadores: Borrifarei água limpa sobre vocês e os purificarei de todos os seus ídolos e de todas as coisas nojentas que vocês têm feito. Eu lhes darei um coração novo e porei em vocês um espírito novo. Tirarei de vocês o coração de pedra, desobediente, e lhes darei um coração bondoso, obediente. Porei o meu Espírito dentro de vocês e farei com que obedeçam minhas leis e cumpram todos os mandamentos que lhe dei (Ez. 36. 25 – 27).
Esse texto me ensina a me colocar em meu lugar. Acima de tudo, Deus age por causa da Santidade do Seu nome, que precisa ser preservada. Mesmo que nos ame desesperadamente como nos ama, o Senhor não reverte essa ordem de prioridades: antes, em primeiro lugar, está a Sua glória. Em favor dela é que Deus age prioritariamente. E ainda quando age em nosso favor, ainda quando promete converter os nossos corações, mudar a nossa vida e a nossa relação com Ele, é porque somos o povo que se chama pelo Seu nome. É porque temos o Seu nome em nós. O Seu compromisso, antes de qualquer coisa, é honrar o Seu nome. Por isso, ser de Jesus, andar com Ele e ter com Ele comunhão deve significar ter como principal compromisso honrar o Seu nome. Quando Deus me usa ou me abençoa, devo lembrar que faz isso, não porque sou especial, mas porque Ele quer honrar o Seu nome e me quer honrando-o também. Espero que, como eu, estejamos todos aprendendo esta lição no dia a dia com o Senhor.

Nenhum comentário: