22.12.16

Diante da instabilidade

Levanto os olhos para os montes:
será que é de lá que vem a minha força?
Não, minha força vem do Eterno,
que fez o céu, a terra e as montanhas.

Salmo 121. 1-2


Apesar de nosso desejo de que a vida siga sem atropelos, uma das poucas coisas que podemos ter certeza é que a nossa caminhada nunca será tão estável quanto desejaríamos.

Erraremos e vacilaremos, as circunstâncias da vida nem sempre nos serão agradáveis e positivas, temeremos: vez por outra tudo isso ocorrerá. Teremos ciclos em que nos sentiremos virtuosos e teremos outros em que a dor nos visitará.

Cada um pode encontrar seu caminho para encarar tais momentos. Estou lendo a obra de Viktor Frankl, “Em busca de sentido”, e ele se preocupa em descrever como os prisioneiros dos campos de concentração nazistas eram capazes de resistir e encontrar sentido para as suas vidas. Apesar de representar um momento único e terrível na história humana, percebo que muitos dos processos assumidos pelos internados em Auschwitz podem nos ajudar em nossas pequenas e sensíveis dores diárias.

Quando tudo o mais é instável, qual o seu melhor caminho para encontrar estabilidade para enfrentar as circunstâncias e as dores?

O salmista assume uma postura única em busca da força e da estabilidade necessárias:

Levanto os olhos para os montes:
será que é de lá que vem a minha força?
Não, minha força vem do Eterno,
que fez o céu, a terra e as montanhas. 


Nada melhor que entregar a vida, as fraquezas, a instabilidade e toda dor nas mãos do Eterno. A eternidade é estável, firme, forte, constante.

Se há algo ou alguém em que podemos confiar para vivermos de maneira estável e segura esse alguém é o Eterno.

Se há algo em que podemos confiar é na segurança e força que nos vem do Eterno. Ele nos tomará em Suas mãos. Ele nos dirá Sua Palavra consoladora. Ele nos erguerá do ordinário e nos protegerá em Seu colo.

O salmista sente-se perdido. Olha em volta e não vê saída ou socorro. Está frágil, inseguro, sofrendo. De onde poderia vir o seu socorro?

O salmista entende a resposta: é o Eterno, vem do Eterno. Somente o Eterno poderia cuidar dele e protege-lo, nos melhores e nos piores momentos.

Você pode se ver no lugar do salmista - em seus melhores e em seus piores momentos. Perdido, saiba que o Eterno cuida de você. Achado, veja nEle a sua força para suportar a cada momento de sua vida.

Render-se a Ele é o melhor remédio para encarar a dor e a instabilidade da vida.

Canto, então, a canção:

“Senhor, temos tanta fome de ti, temos tanta sede de ti”
.


Nenhum comentário: