19.12.16

Ressuscitem para a nova vida

Acordem!
Ressuscitem para a nova vida,
E Cristo mostrará a luz para vocês!
Portanto, olhem por onde andam. Usem a cabeça. Aproveitem ao máximo cada oportunidade. Vivemos tempos difíceis!

Efésios 5. 14-16


Não importa qual a sua compreensão sobre salvação, vida cristã ou vida com Deus. Independente do que você pensa acerca dessas noções fundamentais para a vida do que conhece e segue a Jesus, o texto da carta de Paulo aos Efésios é mais claro que qualquer de nossas diferenças de compreensão teológica.

Em primeiro lugar, conhecer a Deus por meio de Jesus equivale a um despertar, a um ressuscitar.

Acordem!
Ressuscitem para a nova vida,
E Cristo mostrará a luz para vocês!

Talvez seja necessário a cada um de nós passar várias vezes na vida por esse despertar, por essa ressurreição para uma vida nova. Talvez tenhamos que começar novas vidas muitas vezes ao longo de nossa existência. Talvez tenhamos que tomar consciência por mais de uma vez de que precisamos acordar para novas realidades ou verdades novas que até aqui não tínhamos percebido.

Seguir Jesus é estar disponível para acordar, disposto a várias ressurreições na vida.

A primeira vez que ouvi o chamado a acordar e ressuscitar para uma vida nova foi há pouco mais de 20 anos. Tinha 17 anos, passava por uma crise espiritual - sofria internamente porque, mesmo sendo kardecista, me questionava sobre a existência de um mundo espiritual, inclusive sobre a existência de Deus.

Além disso, no meio do ano de 1996 um colega de escola de minha idade faleceu em um acidente de carro. A morte de meu amigo serviu tão somente para reforçar a minha crise e minhas dúvidas.

Confesso que ao começar o segundo semestre letivo de 1996, a leitura de “O mundo de Sofia” começou a pavimentar meu caminho de retorno à crença na existência de Deus, mas não era suficiente.

Lembro de ter estado em um acampamento no início de setembro e lembro nitidamente como me sentia feliz naqueles dias - mas como se a felicidade não me pertencesse e ficasse tão-somente no meu exterior. Não havia felicidade ou alegria em meu coração - era um sentimento estranho do qual queria me livrar.

Ao tomar a decisão de me tornar seguidor de Jesus, no dia 8 de setembro de 1996, o fiz porque compreendi de uma maneira nova o que significava Jesus e sua morte na cruz.

Acho que nunca me senti tão feliz quanto naquele dia e nas semanas que se seguiram! Acordei, ressuscitei para uma nova vida!

Certamente essa foi a primeira vez que experimentei tão coisa, mas não a última. Ao longo desses 20 anos, ouvi o mesmo chamado do Senhor muitas outras vezes - a mais recente há não mais que algumas semanas.

Esteja pronto para que o Senhor o desperte, o chame a ressuscitar para uma nova vida, não importa há quanto tempo você seja seu discípulo, não importam suas crenças sobre Ele, não importa o que você conheça e esteja feliz sobre sua vida. "E Cristo mostrará a luz para vocês!”

A segunda coisa que se destaca nesse questão é que “vivemos tempos difíceis!”.

É verdade que Deus nos chama à renovação de nossa vida em Jesus e Ele, por isso, nos piores momentos, nos mostrará a luz, mas é verdade também que os tempos são difíceis.

Provavelmente somente você sabe quão difíceis estão sendo os seus dias. Só você e Deus sabem quando o coração aperta angustiado. Só você e Deus conhecem as lágrimas que você tem derramado. Só você e Deus sabem as suas dificuldades em honrar seus compromissos.

Só Deus sabe o quão difíceis são os dias. Vale muito para enfrentarmos tais momentos saber que fomos chamados a uma vida nova iluminada por Cristo. Essa é uma vida que nos energiza, nos capacita, nos habilita à nova vida.

Por isso, em terceiro lugar, devemos estar atentos por onde andamos, termos atenção e usarmos a cabeça, aproveitando ao máximo cada oportunidade.

Portanto, olhem por onde andam. Usem a cabeça. Aproveitem ao máximo cada oportunidade. 

Por que deixamos as oportunidades mais ricas de nossa vida passarem sem que sequer tomemos consciência delas?

Lembro da minha sensação nos estádios da Copa das Confederações, em 2013, e na Copa do Mundo, em 2014. Estava ali experimentando um sonho de criança (ver um jogo do Brasil em uma Copa do Mundo no estádio!), ao lado de gente do mundo todo em uma rica experiência cultural e esportiva, e, por vezes, eu sentia que não estava ali, que aquilo não era comigo. Era como se eu optasse em assistir o jogo pelo telão do estádio em vez de olhar para o campo e ver os dribles de Neymar.

Eu não estava ali, realmente aproveitando as oportunidades, e aquilo me incomodava profundamente.

Só há um jeito de que possamos pesar bem nossas decisões e aproveitar bem as oportunidades, por mais difíceis que sejam nossos dias: ouvindo e atendendo o chamado do Senhor.

Acordem!
Ressuscitem para a nova vida,
E Cristo mostrará a luz para vocês!

Que uma vez mais e sempre que seja necessário, você ouça seu chamado e ressuscite sempre de novo para uma nova vida, desperto e iluminado por Jesus.

Nenhum comentário: